Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Ecav e Seduc definem calendário do TCE Cidadão nas Escolas da Região Metropolitana de Belém

 

A Secretaria da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) esteve reunida nesta terça-feira, 18, com representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), diretores e professores das unidades da rede pública de ensino estadual e diretores regionais do sistema educacional. O encontro foi realizado no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

Durante a reunião, conduzida pela secretária da Ecav, Maria do Carmo Sousa, foram apresentados os objetivos do Programa TCE Cidadão aos participantes, bem como elaborado o cronograma das ações do Projeto TCE Cidadão nas Escolas na Região Metropolitana de Belém para o ano de 2025. Dezesseis escolas foram indicadas pela Seduc para participar do projeto neste ano.

Criado pelo TCE-PA por meio da Resolução 18.136/2011, o TCE Cidadão nas Escolas tem como missão potencializar o fomento ao controle social sobre a correta aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática ao levar informação ao ambiente escolar sobre o funcionamento da administração pública.

O professor de sociologia, Marco Carrera, da Escola Cornélio de Barros, na Marambaia, acredita nos bons frutos que o TCE Cidadão pode proporcionar para os seus alunos. “Vamos dialogar e desenvolver um processo educativo na comunidade escolar, no sentido de desenvolver cada vez mais a participação, o acompanhamento e também o controle social sobre as ações públicas, sobre os recursos públicos que nós manuseamos, administramos, gerenciamos na escola. E isso se faz importante porque, geralmente, os recursos são poucos, as demandas sempre crescentes, com grande necessidade de adaptar a escola a essa nova realidade”, disse o professor.

A secretária da Ecav, Maria do Carmo Sousa, enfatiza o papel do projeto como um instrumento de cidadania.

“Quando executamos este projeto, os cidadãos passam a conhecer o tribunal e a reconhecer sua importância para o desenvolvimento e a efetivação do controle social", concluiu.

ecav2

ecav3

ecav1