Setenta alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Souza, em Belém, assistiram à palestra do TCE Cidadão nas Escolas, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na manhã desta quinta-feira, 12, com abordagem sobre o papel da Corte de Contas, cidadania e controle social. A palestra foi apresentada pela auditora de controle externo do Tribunal, Andréa Cavalcante.
Para o estudante Samuel Aires o momento foi proveitoso. “A palestra foi excelente, pois pude conhecer mais coisas, ter mais informações sobre a atuação do Tribunal de Contas. E espero que esta atividade possa alcançar muito mais escolas e alunos”, destacou.
"Foi uma aula riquíssima de cidadania e de aprendizado para os nossos alunos. Eu também aprendi muito hoje" pontuou Raquel Alencar, que é especialista em educação da Escola.
A Professora de Língua Portuguesa e Redação lone
Franco, que mantém o projeto Construção e Reconstrução de Texto, que visa preparar os alunos para a prova de Redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ressaltou a importância do incentivo ao conhecimento.
"Há nove anos, trabalho com esse projeto, amparado nas competências do Enem, na perspectiva de provar que aluno de escola publica pode escrever tão bem quanto qualquer outra pessoa que é bem orientada", disse a educadora.
O Projeto TCE Cidadão é coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) e tem como objetivo difundir informações a alunos e professores de escolas e universidades da rede de ensino pública e privada, à sociedade, às organizações da sociedade civil, às comunidades sobre seus direitos constitucionais e infraconstitucionais para fiscalizar a gestão dos recursos públicos.