Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Cidadania nas Universidades: TCE e UFPA firmam acordo de cooperação

 

“Com a vinda do projeto ‘TCE Cidadão Universitário’, tive a certeza de que posso contribuir no fomento do controle social e, com isso, na construção de uma sociedade mais justa e participativa. Sei que posso ajudar a construir um Brasil que sonhamos”, revelou Bernardo Duarte, estudante de Administração da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com mais de 150 acadêmicos dos cursos de Administração, Contabilidade, Direito, Economia e Engenharia Civil presentes no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da universidade, a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima e o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, assinaram na última quarta-feira, 11 de outubro, o acordo de cooperação cujo objeto é, entre outros, a realização de palestras sobre o Projeto TCE Cidadão para alunos da universidade.

“Debater a importância do controle social, da cidadania e o papel das carreiras na atuação do TCE-PA também está no escopo do acordo. O desenvolvimento de programas e projetos, como atividades e intercâmbio de informações no campo de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições e, em favor da melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento político-institucional, social e econômico do Pará também é parte do objeto”, afirmou a presidente Lourdes Lima. 

O idealizador do projeto, conselheiro Nelson Chaves, a ouvidora do tribunal, conselheira Rosa Egídia, e o conselheiro Luis Cunha (presidente do Conselho Consultivo da ECAV) estiveram na cerimônia. O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, também participou do evento, que foi acompanhado, ainda, por professores e diretores da instituição.

“A adesão da UFPA ao projeto ‘TCE Cidadão Universitário’, no sentido de formatamos a cidadania, é de grande relevância. O ‘TCE Cidadão’ já está nas escolas de níveis fundamental e médio. Agora chega à universidade. Sabemos que a construção da cidadania vem a partir dos bancos escolares, por isso, a chegada da UFPA ao projeto tem um significado enorme”, disse Nelson Chaves. Ainda na sua manifestação, o idealizador do projeto ressaltou a importância do estímulo ao controle social entre os jovens. “Os universitários já possuem uma visão mais ampla no que diz respeito à contextualização da administração pública. Falar sobre o controle social é essencial, pois ele se caracteriza como a sociedade controla os recursos que ela mesmo produz e no emprego desses recursos nas políticas públicas”, completou Chaves.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, destacou a sintonia que existe na missão das duas instituições referentes à promoção da cidadania: “por meio do Projeto TCE Cidadão poderemos juntar esforços e potencializar as nossas ações nessa área tão importante que é o fomento do controle social”, revelou.

Programação Técnica

Durante a programação técnica da solenidade, a ouvidora do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia, destacou o “Projeto Ouvidoria em Ação”. “A ouvidoria é o canal de comunicação entre a sociedade e o órgão público. É possível exercer o controle social, através de denúncias, reclamações, dúvidas e elogios”, destacou.

Em seguida, ainda em meio ao painel “O TCE-PA e a Atuação dos Profissionais”, que contemplou as áreas de Direito, Contabilidade, Administração, Economia e Engenharia Civil, houve as manifestações mediadas pelo conselheiro substituto Julival Rocha com os debatedores Milene Cunha, Daniel Mello e Edvaldo Souza, todos conselheiros substitutos do tribunal. Os auditores de controle externo Daniel Solum e Rodrigo Pinho completaram a programação.

Público aprova o projeto

“Acho pertinente (a parceria) entre o TCE e a UFPA, pois agora cria-se um vínculo, entre nós discentes e os membros do Tribunal. A partir de hoje com a vinda do TCE Cidadão Universitário à Universidade, sabemos, como é a atuação do profissional de contabilidade nos Tribunais de Contas, além, de saber da importância do nosso papel de cidadão no controle social”, destacou o acadêmico de Ciências Contábeis, Alexander Carvalho.