Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão Comunidade leva informações sobre cidadania e controle social para público da Usina da Paz Guamá

 

Visando estimular a comunidade a acompanhar e fiscalizar a boa aplicação dos recursos geridos pela Administração Pública, o Programa TCE Cidadão Comunidade, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), contemplou 80 pessoas - empreendedores da Associação Comunitária do Bairro do Guamá - com orientações sobre cidadania e controle social por meio de palestra proferida pelo Conselheiro Substituto Edvaldo Souza, na Usina da Paz do Guamá, em Belém, na manhã de sexta-feira, 17.

O diretor da Usipaz, Renato Ferreira, deu as boas-vindas ao público. “Agradeço ao TCE por trazer essa palestra e a todos vocês que dispuseram de tempo para virem participar dessa atividade, pois sabemos o quanto a qualificação é importante. A Usipaz tem vida por causa de vocês”, ressaltou o gestor.

O Conselheiro Substituto Edvaldo Souza apresentou ao público a estrutura política do Brasil, o Sistema Brasileiro de Controle Externo, o que são os impostos e a finalidade a que se destinam, o papel da Corte de Contas paraense, sua composição atual, sua finalidade e funções, bem como a importância do exercício do controle social em benefício de toda a sociedade.

Na ocasião, foi apresentada a Ouvidoria da Instituição pelo diretor José Ribamar Moura, que destacou a importância desse canal de comunicação entre o cidadão e a Corte de Contas, cujo papel é receber denúncias, reclamações, sugestões e elogios. O Conselheiro Odilon Teixeira é o Ouvidor do TCE-PA.

Além da palestra, o Conselheiro Substituto Edvaldo Souza também fez visita às instalações do equipamento que foi inaugurado em 12 de junho de 2023 e realiza em média 30 atendimentos diários, alcançando um público estimado de três mil pessoas que utilizam os serviços ofertados, os quais incluem lazer e qualificação.

“Apresentamos o Tribunal de Contas, nosso papel e a Ouvidoria que é o canal que aproxima o cidadão da Corte de Contas, e dizer que estamos de portas abertas”, pontuou o Conselheiro Substituto Edvaldo Souza.

Carmen do Carmo, diretora da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), que coordena o TCE Cidadão (Comunidade, Escola e Universitário), destacou a importância da ação, “pois já são mais de 50 mil cidadãos alcançados pelo programa de fomento ao controle social”

A empreendedora Antonieta Maria Guido, do Conselho da Associação e coordenadora da Feira Arte Popular Rio Guamá considerou o momento como proveitoso. “Eu gostei muito da palestra. É muito bom ver uma atividade como essa na Usipaz que é de toda a população e um equipamento público que utilizamos”, disse.

A ação foi encerrada com exibição de vídeo institucional sobre a Ouvidoria, a doação de livros para comporem a biblioteca da Usipaz Guamá e, ainda, com sorteios de publicações sobre as temáticas de educação e cidadania.

Programa

O TCE Cidadão na Comunidade tem papel de estimular o cidadão a acompanhar a atuação da Administração Pública e estimular o controle social por meio de ferramentas disponíveis.
Nesta perspectiva, as comunidades atendidas pelo projeto terão subsídios para contribuir no fortalecimento da política participativa. Assim, todo cidadão é convidado a exercer o papel de sujeito no planejamento, gestão e controle das políticas públicas.

 

tceusinaI18.05.2024

tceusinaH18.05.2024

tceusinaF18.05.2024

tceusinaG18.05.2024

tceusinaE18.05.2024

tceusinaD18.05.2024

tceusinaB18.05.2024

tceusinaA18.05.2024tceusinaC18.05.2024