Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

“Controle social” é tema de concurso de redação lançado pelo TCE-PA a estudantes do ensino médio

 

Promover o entendimento do papel do controle social como ferramenta de transformação da sociedade, bem como a necessidade de formar cidadãos desde a escola, motivou a criação do concurso de redação “Auditor Armando Dias Mendes” pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA).

O certame é dirigido aos estudantes do ensino público de nível médio estadual, e será coordenado com o apoio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). As inscrições serão de 11 a 26 de outubro.

Autor da proposição, o conselheiro Nelson Chaves destaca sua crença de que uma das maneiras mais eficazes de melhorar os serviços públicos e tornar cada vez mais transparente a aplicação dos recursos públicos se dá por meio da fiscalização da sociedade diretamente junto aos poderes e instituições da república.

“Com o concurso nós damos uma contribuição no sentido de mostrar para a juventude a importância deste servidor público exemplar que foi o doutor Armando Mendes, cuja contribuição para a academia e a área econômica amazônica e brasileira dispensa maiores comentários, ao mesmo tempo em que incentivamos a prática do controle social e a aplicação dos conceitos plenos de cidadania entre a juventude do nosso estado”, revela Chaves.

Na cerimônia de lançamento do concurso, a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, destacou que o certame dá continuidade a outra proposta de Nelson Chaves que já foi apresentada a mais de 21 mil alunos da rede pública paraense: o “Projeto TCE Cidadão”.

“Com o ‘TCE Cidadão’, nós incentivamos a prática da cidadania e do controle social desde o ensino fundamental até o universitário. Com o concurso de redação, nós iremos fomentar o estudo pelos alunos pré-universitários sobre a maneira que eles podem cobrar das instituições públicas o cumprimento das suas obrigações e, dessa forma, questionar o atraso de uma obra ou serviço essencial”, afirmou.

Presente ao lançamento, o secretário-adjunto de ensino da Seduc, José Roberto Silva disse que a secretaria tem o compromisso de apoiar a iniciativa. “A educação e o controle social devem estar juntos na fiscalização da utilização dos recursos públicos e, particularmente, ser vigilantes quanto ao controle ou desperdício dos gastos públicos. Vamos trabalhar na mobilização de estudantes, professores e diretores de escolas”, disse.

“Por meio do concurso vamos levar aos nossos alunos a importância do papel deles como cidadãos. Eles irão se sentir seguros para cobrar seus direitos e os deveres do estado. Louvamos a iniciativa do concurso, como continuidade do ‘TCE Cidadão’, que por duas oportunidades já esteve na nossa escola”, concluiu a professora Ângela Silva, diretora da Escola de Ensino Médio e Fundamental Ulysses Guimarães.

O Presidente do Conselho Consultivo da Escola de Contas Alberto Veloso( ECAV), cons. Luiz Cunha agradeceu a presença de todos e ressaltou, citando o idealizador do projeto, o  conselheiro Nelson chaves, “que um dos pontos relevantes deste concurso está no momento em que o aluno começa a pesquisar sobre o tema proposto, instigando assim as boas práticas de cidadania e estimulando a boa escrita.”

A conselheira substituta Milene Cunha, membro do Conselho Consultivo da ECAV, ressaltou que “por trás desta campanha está o potencial transformador; mudar uma cultura da inércia preguiçosa precisa de ajuda de pessoas comprometidas e para isto contamos com os diretores de escola que estão na ponta seja para a recepção do TCE Cidadão seja no incentivo à participação dos alunos no concurso de redação”, pontuou Milene.

O Procurador Guilherme Sperry, representando a Procuradora Geral do Ministério Público de Contas (MPC-PA), explicou aos presentes que todos os tribunais de contas em parceira com os Mps dependem  também do controle social  para desempenharem suas missões. “As URES, USES, Diretores e professores, neste caso, estão nas pontas  para ajudar a plantar a semente transformadora nos alunos. “

A Diretora da ECAV, Karla Bengtson, coordenadora do concurso, explicou as regras para os educadores presentes, após mostrar e distribuir o material publicitário a ser exposto nas escolas.

Ela citou que o Projeto TCE CIDADÃO, até o 1º semestre de 2018, percorreu as escolas no estado do Pará sendo apresentado a 21 mil alunos da rede publica de ensino do estado. Karla Bengtson pediu apoio das 21 UREs, 18 USEs e diretores  escolares em relação ao prazo das inscrições do concurso, que ocorre no período de 16 a 30 de outubro.