Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE-PA celebra uma década da Unidade Regional de Santarém com avanços na fiscalização, capacitação e controle social

 

Criada com o objetivo de implementar a estratégia de interiorização do Tribunal e promover maior aproximação com a sociedade e jurisdicionados, a Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) de Santarém completa dez anos de existência com grande evento de imersão em governança, gestão e inovação, com foco na sustentabilidade fiscal e ambiental, políticas públicas e novas tecnologias. O Encontro de Gestão e Governança: Desafios e Oportunidades ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós. Para se inscrever, clique no link https://www.tcepa.tc.br/sigaacompanhamento/.

A programação tem como destaque a participação de importantes nomes do controle externo nacional, como a do Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), que fará a palestra magna, e a do Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), João Bandeira de Mello.

De acordo com o secretário da Unidade Regional de Santarém, Antônio Carlos Júnior, “Nos últimos dez anos, houve significativos avanços estruturais e nos processos de trabalhos. A modernização tecnológica foi uma prioridade, com a atualização de equipamentos e sistemas para aumentar a eficiência operacional. Houve também investimentos em novos veículos, o que melhorou a logística e a capacidade de atendimento das equipes externas de fiscalização nos municípios de abrangência. Além disso, a capacitação contínua dos servidores se destacou, visando melhorar o atendimento e a especialização das equipes”, afirmou.

Por meio da Unidade Regional de Santarém, o TCE-PA atende 29 municípios pertencentes às Regiões do Baixo Amazonas (Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa), do Xingu (Altamira, Anapú, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu) e do Tapajós (Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão).

Histórico

A Unidade Regional de Santarém foi criada por meio da Resolução nº 18.531 de 7 de novembro de 2013, com base no artigo 285, do Ato nº 63, de 17 de dezembro de 2012 – Regimento Interno do TCE-PA, proposta pelo Conselheiro Cipriano Sabino, considerando a estratégia de interiorização das ações do Tribunal em polos regionais, facilitando o acesso dos jurisdicionados aos serviços do TCE.

Entre as suas competências estão: atender e orientar os jurisdicionados, bem como o público interessado quanto aos procedimentos relacionados ao funcionamento do Tribunal; agendar vistas aos processos para apresentação de defesa; receber e encaminhar ao setor competente prestações de contas, solicitações e expedientes diversos; dar suporte logístico às equipes de fiscalização; apoiar os eventos e cursos promovidos pelo Tribunal em sua área de abrangência; entre outras.

Os principais atendimentos realizados pelo TCE-PA na Unidade Regional de Santarém englobam uma variedade de serviços essenciais para a sociedade, como consultas e esclarecimentos sobre procedimentos em andamento, além da prestação de atendimento direto a gestores públicos, advogados, contadores e cidadãos interessados, fornecendo orientações técnicas sobre diversos assuntos relacionados à administração pública.

A Unidade Regional de Santarém, sob a coordenação da Secretaria de Controle Externo (Secex), além das atividades cotidianas como auditorias, inspeções, representações, defesas, tomada de contas e análise de convênios, participou também de ações estratégicas de fiscalização como a Operação Educação: Fiscalização Ordenada Nacional, que visa verificar as condições estruturais das escolas para assegurar um ambiente propício ao aprendizado, e a Sede de Aprender, que teve o objetivo de garantir condições mínimas de infraestrutura nas escolas estaduais, especialmente no fornecimento de água potável.

As atividades de qualificação, coordenadas pela Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) do TCE-PA, atingiram um total de 8.618 servidores, entre eles prefeitos, vereadores, secretários municipais, e profissionais do controle interno e de órgãos estaduais e federais. Essas atividades foram realizadas em quase todos os municípios da região oeste do Pará, demonstrando o amplo alcance e a relevância das ações de capacitação.

Em parceria com a ECAV, o Programa TCE Cidadão foi implementado em escolas e universidades, e atendeu 8.283 participantes. Criado pela Resolução 18.136/2011, esse programa visa aumentar a participação da sociedade na administração pública, fortalecendo o controle social e a transparência na gestão pública.

Essas ações refletem o compromisso do Tribunal e da Unidade Regional de Santarém em promover a transparência e eficiência na educação e na gestão do patrimônio estadual, desempenhando um papel fundamental na fiscalização e melhoria contínua dos serviços públicos oferecidos à comunidade.

 

Programação

Data: 20/05/2024

Tarde

16h – Credenciamento

17h – Solenidade de abertura

17h30 

Palestra Magna

Tema: Governança Pública: O Desafio do Brasil

Palestrante: Ministro Augusto Nardes – do Tribunal de Contas da União (TCU)

Data: 21/05/2024

Manhã

9h – Palestra

Tema: Eficiência, Controle e Transparência na Administração Pública

Palestrante: João Bandeira de Mello - Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON)

10h – Palestra

Tema: Novas Tecnologias: A IA e as perspectivas para o Controle Externo no TCE-PA

Palestrante: Carlos Patrick Alves da Silva – Auditor de Controle Externo /Setin do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA)

11h – Palestra

Tema: A Política de Governança das Contratações Públicas

Palestrante: Ana Amélia Paes de Andrade Barros – Chefe de Gabinete da 2ª Procuradoria de Contas do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA)

12h – Intervalo

Data: 21/05/2024

Tarde

14h – Palestra

Tema: A Nova Lei de Licitações: Um Marco na Governança das Contratações Públicas

Palestrante: Antônio Carlos Sales Júnior – Auditor de Controle Externo e Secretário de Representação do Tribunal de Contas do Estado do Pará no Oeste do Pará 

15h – Palestra

Tema: Dispensa e Inexigibilidade: Como a Nova Lei de Licitações Reformula as Contratações Diretas

Palestrante: Luiz Roberto dos Reis Júnior – Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA)

16h – Intervalo

16h30 – Palestra de encerramento

Tema: Orientações do TCE-PA aos gestores ao final de mandato

Palestrante: Julival Silva Rocha – Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado do Pará

17h30 – Encerramento

 

Serviço:

Evento: Encontro de Gestão e Governança do Oeste do Pará: Desafios e Oportunidades

Data: 20 e 21 de maio de 2024

Local: Centro de Convenções de Santarém Sebastião Tapajós – Santarém/PA

Endereço: Av. Eng. Fernando Guilhon, 1181-1425 (próximo ao Aeroporto Maestro Wilson Fonseca). Santarém-PA.

As inscrições para o evento são gratuitas e seguem até às 12h do dia 20 pelo endereço www.tcepa.tc.br/escoladecontas