Na sessão plenária de terça-feira, 28, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) relembrou a passagem dos 10 anos da Unidade de Representação de Marabá, celebrados no último dia 22 de janeiro, quando foram iniciadas as suas atividades.
Na ocasião, o Conselheiro Cipriano Sabino fez um breve relato da trajetória da unidade, cuja criação ocorreu durante a sua gestão como Presidente do TCE-PA, em 18 de setembro de 2014. Atualmente a UR2 Marabá abrange 37 municípios, com a oferta de serviços de relevância para os jurisdicionados, entre os quais está a prestação de informações aos aposentados ou pensionistas, bem como aos responsáveis, interessados ou procuradores sobre o andamento e situação de processos em tramitação no Tribunal, exceto os de caráter sigiloso; o agendamento de vistas a processos para apresentação de defesa; e o recebimento e encaminhamento ao setor competente de prestações de contas, solicitações e expedientes diversos.
Em uma década foram realizadas 175 atividades de representação; 187 fiscalizações abrangendo montante acima de R$ 1 bilhão; 67 atividades pedagógicas, com treinamento, capacitação e orientação de gestores e servidores; e 102 ações de fomento ao controle social como o TCE Cidadão.
Segundo o Conselheiro Cipriano Sabino foi fundamental para o alcance dos objetivos propostos com a instalação da Unidade de Representação de Marabá nos últimos dez anos o apoio dos Presidentes do TCE-PA (Conselheiros Luís Cunha, André Dias e Odilon Teixeira e Conselheiras Lourdes Lima e Rosa Egídia).
Também se destacaram o empenho e a dedicação dos secretários de representação da UR2 e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) para a prestação de serviços, conforme o interesse da população da região sudeste do Pará.
O plenário aprovou moção de parabéns aos Conselheiros Presidentes e aos secretários de representação.
Homenagem – Ao final da sessão plenária, a Conselheira Presidente Rosa Egídia recebeu homenagem do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (Sindcontas).
O presidente da entidade, Wellington Reis, disse que a homenagem é uma forma de reconhecimento da condução eficiente do órgão de controle realizada pela Conselheira no último biênio, “uma gestão marcada pela dedicação e compromisso em prol da instituição, de valorização de seus servidores e com avanços inegáveis”.
Segundo o servidor, a Presidência da Conselheira Rosa Egídia mostrou-se como um exemplo de diálogo, de transparência e de eficiência, os quais foram decisivos para os resultados de excelência alcançados pela instituição.
A Conselheira Rosa Egídia agradeceu as felicitações e a demonstração de gratidão feitas pelos servidores do TCE-PA. Ela revelou que todas as ações implementadas em favor do desenvolvimento organizacional do Tribunal de Contas foram possíveis graças ao apoio recebido de seus pares e do corpo técnico do TCE, tendo sido uma honra exercer a Presidência da Corte de Contas no biênio 2023-2025.