Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE cidadão: Palestra sobre a multiplicação do projeto reúne servidores do Tribunal

 

Em mais uma ação de cidadania, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), através da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), realizou nesta quarta-feira 19 de agosto a primeira palestra para os servidores que queiram ser multiplicadores do projeto TCE Cidadão.

Cerca de cinquenta servidores do TCE e representantes do Ministério Público de Contas (MPCE) estiveram no auditório Ministro Elmiro Nogueira para conhecer e entender como funciona o TCE Cidadão nas escolas.

Na abertura do encontro, o presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha, destacou a importância da presença de todos.

“Ser multiplicador do TCE Cidadão é opcional, mas tem uma importância muito grande, pois precisamos aumentar o número de palestrantes para chegar em todos os cantos do Estado. Eu apoio as boas práticas de cidadania e com isso buscar o crescimento da instituição. Resumo este projeto da seguinte forma: projeto bonito, oportuno e imprescindível para podermos nos aproximar da sociedade”, destacou. 

A conselheira substituta do TCE, Milene Cunha também agradeceu a participação dos servidores. “Precisamos da união de todos para multiplicarmos o TCE Cidadão. Nosso objetivo aqui é plantar uma semente sobre o controle social nas escolas. É uma transformação de consciência, e neste projeto mostramos também o papel do TCE para alcançar uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, ressaltou Milene Cunha.

 

Idealizador do projeto destaca ação

O decano da corte e idealizador do projeto TCE Cidadão, conselheiro Nelson Chaves, falou dos objetivos e da importância do projeto, além da necessidade de multiplicar essas ações.

“Fico extremamente alegre e festejo esta oportunidade de nos reunir para fazer uma multiplicação do TCE Cidadão. O projeto é diferente de todos os outros do Tribunal. Precisamos unir mais pessoas para que possamos chegar a outras escolas, mas também a outros locais (associações, conselhos). Como toda semente que precisa de irrigação diária para florescer, o TCE cidadão também tem que ter multiplicadores para ir mais longe”, disse o decano.

Ainda segundo Nelson Chaves, o TCE Cidadão precisa ter uma linguagem simples e de fácil entendimento.

“Queremos aumentar o controle social, chegar mais perto dos estudantes, formar cidadãos, por isso a linguagem da cartilha do projeto é didática, e conseqüentemente, a palestra nas escolas precisam ser dinâmicas, para que o estudante entenda nosso trabalho e seus direitos e deveres. Assim, alcançaremos uma pátria mais justa e igualitária”, completou o conselheiro, que atualmente é o presidente do conselho consultivo da ECAV.

 

Palestra é apresentada aos multiplicadores

Os servidores Rafael Larêdo e Andrea Cavalcante apresentaram através da cartilha eletrônica e de slides como funcionam as palestras nas escolas e como é feita a abordagem do tema e dúvidas diante dos estudantes.

“Com apoio de vocês, que serão mais multiplicadores, alcançaremos 100 escolas neste segundo semestre pelo Estado. É o nosso objetivo, por isso que estamos aqui”, garantiu a diretora da ECAV, Géo Damasceno.