Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Projeto TCE Cidadão é reativado com palestras e plantio de 75 mudas

 

Após dois anos de interrupção em virtude da pandemia da covid-19, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) retomou nesta quarta-feira, 22, as atividades presenciais do Projeto TCE Cidadão. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – Seduc e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), no Parque Estadual do Utinga "Camilo Viana", em Belém, reunindo 75 alunos atendidos pelas Usinas da Paz, do Programa Territórios pela Paz, do Governo do Estado, e da escola estadual de Ensino Fundamental Maria de Nazaré Marques Rios, com idades entre 11 e 15 anos.

A retomada do projeto TCE Cidadão faz parte das comemorações pelos 75 anos da Corte de Contas paraense e, em virtude disso, durante o evento foram plantadas 75 mudas de espécies florestais e frutíferas no Parque do Utinga, cada uma simbolizando um ano da instituição. Os alunos foram recepcionados pela conselheira presidente Lourdes Lima, e também representaram a Corte de Contas no evento a conselheira vice-presidente Rosa Egídia, o conselheiro corregedor Fernando Ribeiro, o conselheiro ouvidor Odilon Inácio Teixeira, o conselheiro Luis Cunha, conselheiro Cipriano Sabino e conselheiros substitutos Julival Silva Rocha e Edvaldo Fernandes de Souza.

“O TCE-PA criou, em 2011, o TCE Cidadão, que visa orientar alunos dos ensinos fundamental, médio e universitários, além de toda a comunidade, acerca do controle social, da prevenção contra a corrupção e a importância do exercício da cidadania. De 2011 a 2020, mais de 23 mil estudantes de 350 escolas e 60 cursos universitários participaram do projeto”, citou Kassya Bengtson, diretora da Escola de Contas Alberto Veloso, do TCE-PA, destacando ainda a marca de mais de 50 mil pessoas alcançadas ao longo desses anos através do TCE Cidadão Comunidade, outro braço do projeto.

“O TCE Cidadão surgiu como uma mudança de postura da nossa casa em virtude de várias cobranças da sociedade em termos de agilidade para enaltecer não apenas a função de punibilidade do tribunal, mas a sua função pedagógico-social. O TCE Cidadão busca incutir em cada aluno valores e princípios da cidadania, mostrando como acessar os órgãos de controle. Isso é fomentar o controle social”, disse o conselheiro Odilon Inácio Teixeira, Ouvidor da Corte de Contas, aos alunos.

“As políticas públicas são voltadas a todos os cidadãos, e é natural que desde cedo a gente comece a entender como funciona isso para termos políticas públicas adequadas, incentivando a melhoria e a qualidade desses serviços. É importante que o cidadão, ao se deparar com algum problema, tenha um parceiro – que é o TCE -, para que a gente possa interferir junto ao ente público para corrigir e achar soluções para esses problemas”, detalhou o ouvidor.

ANIVERSÁRIO - No evento, os estudantes receberam informações sobre o funcionamento da unidade de conservação ambiental do Utinga e a diretora da Corregedoria do TCE-PA, Andrea Cavalcante, proferiu uma palestra sobre cidadania, prestação de contas e controle social. O conselheiro ouvidor Odilon Teixeira apresentou os serviços de ouvidoria disponíveis para a população.

Ao final, houve o momento do plantio envolvendo estudantes, conselheiros e convidados em um ato simbólico pelo aniversário da Corte de Contas. Entre os convidados, o Ministério Público de Contas foi representado pelos procuradores de contas Silaine Vendramin, Stephenson Victer, Stanley Botti e Deila Maia.

“Uma instituição com 75 anos é uma instituição que tem história e que carrega o valor público muito elevado, por isso precisamos comemorar cada ano de vida do TCE-PA”, celebrou o conselheiro Odilon Teixeira. “É um momento de celebração dos 75 anos desta Corte tão importante no estado do Pará, e para nós dos Ideflor-Bio recebê-los neste momento é muito especial. Sabemos que o TCE Cidadão tem sido um marco neste estado, porque tem transformado e fomentado a participação social dos nossos jovens, e o TCE acompanha os gastos que o Ideflor-Bio faz frente às unidades de conservação, nos orientando, nos ajudando a fazer o melhor, para que a sociedade possa usufruir dessa qualidade que reflete na vida de cada um de nós”, destacou a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson.

“Essa atitude de preservação e de responsabilidade com o meio ambiente vai ficar marcada não só na história do parque, mas das nossas famílias e das próximas gerações. Tenho certeza que cada aluno que participar desse momento, quando voltar ao Utinga, vai contar ‘olha, quem plantou essa aqui fui eu’, e vai contar para os seus filhos, seus netos, deixando esse legado de preservação e amor pelo meio ambiente”, completou a presidente do Ideflor-Bio.

“A gente prima sempre pela formação da cidadania, dos valores, então hoje é gratificante estar aqui em um momento de aprendizagem, o que dentro da escola pública é o mais importante”, destacou Rosa Helena de Lima Teixeira ,a diretora da escola estadual de Ensino Fundamental Maria de Nazaré Marques Rios. “É interessante saber que existem pessoas que ficam monitorando o dinheiro público”, completou a estudante Maria Eduarda, que participou da programação.

{phocagallery view=category|categoryid=65|limitstart=0|limitcount=22|detail=3|displayname=0|displaydetail=0|displaybuttons=0|displaydownload=0|imageordering=1}