Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

ECAV completa 12 anos de história

 

A Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) comemorou 12 anos de existência na terça-feira, 4. A data foi lembrada pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em encontro alusivo promovido pela Escola de Contas do TCE-PA. A celebração contou com a presença da presidente do tribunal, conselheira Lourdes Lima, do propositor da sua criação, conselheiro Nelson Chaves e do presidente do Conselho Consultivo da ECAV, conselheiro Luís Cunha. Os conselheiros substitutos Milene Cunha e Edvaldo Souza também prestigiaram a cerimônia.

A diretora da ECAV, Karla Bengtson, fez um resumo sobre os 12 anos de história da fundação da escola, e explicou o nascimento da unidade como fruto da adesão do tribunal ao Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios brasileiros (Promoex). Na época, o programa visou à integração nacional e a capacitação de pessoal dos tribunais de contas nacionais.

O conselheiro Luis Cunha, em nome do Conselho Consultivo da escola, dedicou o seu desenvolvimento aos apoiadores e, principalmente, à conselheira substituta Milene Cunha. “Eu sou apenas um apoiador e dou autonomia à escola e a sua diretoria. O que me dá mais orgulhoso é ver que o facilitador faz sempre um pouco mais, sem ganhar nada financeiramente. Faz pela vontade de multiplicar o saber”, destacou.

Milene Cunha lembrou os esforços de todos que dedicam seu tempo à ECAV. “Acredito na educação e na informação como base de tudo. E por isso fico emocionada com esta data. Estou desde o início como membro e presencio a dedicação dos servidores do meu gabinete, sempre dando sugestões para que a gente consiga alcançar as metas. A gente escolhe o nosso caminho e também o que fazer com as pedras que encontramos durante o percurso, ou fazemos um castelo com elas ou, então, simplesmente as jogamos fora”, discorreu.

Em tom de agradecimento, a presidente do TCE-PA comentou a respeito dos avanços e do trabalho dos servidores que fazem parte da história da ECAV e pediu orações pelo servidor Marcos Pontes. “Só posso agradecer! Como educadora, tenho gratidão a vocês. E não podemos esquecer o nosso amigo Marcos Pontes. Peço orações pelo seu restabelecimento”, disse a conselheira Lourdes Lima, que dedicou o dia a Marcos Pontes, que é facilitador da ECAV e se recupera, atualmente, de um problema de saúde.

O clima era de confraternização e de rememorações. O conselheiro Nelson Chaves, idealizador da ECAV, falou da concretização de uma ideia ou sonho em realidade. “Unir um conjunto de ideias soltas foi um desafio que começou quando fui presidente e que foi sendo construído por cada um que passou pela gestão. Sempre quis trazer a escola para dentro do tribunal, e, afinal, conseguimos. Foi um trabalho de todos. Uma realização”, concluiu.

 

Um pouco de história da ECAV

A Escola de Contas Alberto Veloso foi instituída por meio da Resolução nº 17.278, em 2006, tendo como objetivos o contínuo aperfeiçoamento e a formação do corpo técnico no tribunal. A ECAV nasceu com a função de realizar e coordenar as ações de capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e orientação dos gestores, jurisdicionados e dos servidores.

Em 09 de setembro de 2010 foi aprovada a denominação da escola como “Alberto Veloso” pela proposição do conselheiro Nelson Chaves, aprovada por unanimidade pelos seus pares por meio da Resolução nº 17.893. O nome foi uma homenagem do tribunal ao ex-servidor falecido no mesmo ano.

Ao longo desses 12 anos, a ECAV foi regulamentada, o Conselho Consultivo instituído, seu corpo técnico consolidado, além de ter sido criado o Sistema Integrado de Gerenciamento Acadêmico (SIGA). Todas as evoluções permitiram a ECAV apoiar projetos como o TCE Cidadão, o TCE Cidadão Universitário e, neste último biênio, a parceria ampliou-se com a implantação da Plataforma Educacional à Distância (EAD).