Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Cerimônia de descerramento de placa marca os 10 anos da Unidade Regional do TCE em Santarém

 

Em alusão aos 10 anos de criação da Unidade de Representação Regional do Tribunal de Contas do Estado do Pará na região oeste paraense, foi promovido na terça - feira, 21, o ato simbólico de descerramento de placa comemorativa, realizado nas dependências da sede regional, no município de Santarém.

A Unidade Regional de Santarém foi criada por meio da Resolução nº 18.531 de 7 de novembro de 2013, com base no artigo 285, do Ato nº 63, de 17 de dezembro de 2012 – Regimento Interno do TCE-PA, proposta pelo Conselheiro Cipriano Sabino, considera como estratégia de interiorização das ações do Tribunal em polos regionais, facilitando o acesso dos jurisdicionados aos serviços do TCE.

Na solenidade, a Conselheira Presidente do Tribunal, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, acompanhada dos conselheiros Cipriano Sabino, Luís Cunha e Odilon Teixeira, participou do momento que homenageia a instituição pelos relevantes serviços prestados em uma década de trabalho.

A Presidente parabenizou o Conselheiro Cipriano Sabino pela iniciativa de criar a unidade na região, a primeira a ser instalada no interior do estado.

“Esse é um marco para o Tribunal. Quero parabenizar também todos os ex-presidentes, que ao longo dessa trajetória têm contribuído para os avanços desta unidade. Ao secretário Antônio Carlos e aos servidores que ajudaram e ajudam a promover essa aproximação junto aos jurisdicionados e sociedade o nosso reconhecimento. Nossos sinceros agradecimentos ao Tribunal de Contas dos Municípios e ao Ministério Público de Contas pela parceria”, ressaltou a Presidente Rosa Egídia.

Na ocasião, o Conselheiro Cipriano Sabino fez agradecimentos aos membros e servidores do Tribunal pelo apoio na criação e construção da Unidade. Também destacou que a iniciativa promove maior aproximação entre o órgão com os jurisdicionados e sociedade.

“A ideia na época era de que o TCE-PA pudesse estar mais presente nessa região e ter uma representação no interior para aproximar dos jurisdicionados e da sociedade. A atuação alcança três grandes regiões e atende aos 29 municípios que integram essas jurisdições, de forma estratégica e atuante”, afirmou.

O Conselheiro Luís Cunha relatou a importância da instalação da Representação durante o contexto político do movimento de divisão no estado.

“Na época, o Pará estava passando por um plebiscito, onde havia movimentos para dividir o estado em três regiões, sendo que aqui na região oeste, uma das propostas era criar o estado do Tapajós. Isso, porque a população local se sentia esquecida. E a instalação da Unidade do TCE mostrou que o estado estava presente, e o Conselheiro Cipriano foi visionário ao apresentar essa proposta, sendo determinante para mudar o pensamento e o sentimento das pessoas”, enfatizou.

Para o Conselheiro e Ouvidor Odilon Teixeira, a atitude foi corajosa e assertiva.“Considero uma iniciativa corajosa. E as regionais realizam um trabalho muito importante para o Tribunal e sociedade, levando informações, orientações e capacitações que trazem benefícios para toda a sociedade”, disse.

O atual secretário da UR1, o auditor Antônio Carlos Sales Júnior, disse que a presença e o compromisso da gestão pelo permanente aperfeiçoamento superam a distância geográfica. “É uma honra estar aqui fazendo parte desse momento. Estamos distantes da sede fisicamente, mas o TCE, por meio da gestão, está sempre presente, participando de reuniões, investindo em novas tecnologias e dando todo o suporte necessário para prestarmos um serviço de qualidade”, concluiu.

O ato simbólico foi presenciado pela Presidente da Audicon, Conselheira Substituta Milene Cunha, e pelos Conselheiros Substitutos do TCE-PA Edvaldo Souza e Julival Rocha; representantes do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA); pelo chefe de gabinete da presidência do Tribunal, Diógenes Fiorese; pela Secretária de Controle Externo (Secex), Ana Paula Maciel, e a Subsecretária da Secex, Fernanda Pantoja; pelo Secretário Regional da Unidade em Marabá, Rafael Laredo; pelo auditor José Walter Rabelo Dias Filho; pelo Secretário Regional da Unidade em Santarém, Antônio Carlos Sales Ferreira Junior e pelos seus respectivos servidores locais Hildenar Helser, Keila Rebelo, Wander Lúcio, Mylena Belo e Hanna Cilene.

Competências
Entre as competências da UR1 estão: atender e orientar os jurisdicionados, bem como o público interessado quanto aos procedimentos relacionados ao funcionamento do Tribunal; agendar vistas aos processos para apresentação de defesa; receber e encaminhar ao setor competente prestações de contas, solicitações de expedientes diversos; dar suporte logístico às equipes de fiscalização; apoiar os eventos e cursos promovidos pelo Tribunal em sua área de abrangência; entre outras.
Os principais atendimentos realizados pelo TCE-PA na Unidade Regional de Santarém englobam uma variedade de serviços essenciais para a sociedade, como consultas e esclarecimentos sobre procedimentos em andamento no Tribunal, além da prestação de atendimento direto a gestores públicos, advogados, contadores e cidadãos interessados, fornecendo orientações técnicas sobre diversos assuntos relacionados à administração pública, controle externo e prestação de contas.

Uma década de atuação
As atividades de qualificação, coordenadas pela Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), do TCE-PA, atingiram um total de 8.618 servidores, entre eles prefeitos, vereadores, secretários municipais, e profissionais do controle interno e de órgãos estaduais e federais. Essas atividades foram realizadas em quase todos os municípios da região oeste do Pará, demonstrando o amplo alcance e a relevância das ações de capacitação.
Em parceria com a ECAV, o Programa TCE Cidadão foi implementado em escolas e universidades e atendeu 8.283 participantes. Criado pela Resolução 18.136/2011, esse programa visa aumentar a participação da sociedade na administração pública, fortalecendo o controle social e a transparência na gestão pública.
Essas ações refletem o compromisso do Tribunal e da Unidade Regional de Santarém em promover a transparência e eficiência na educação e na gestão do patrimônio estadual, desempenhando um papel fundamental na fiscalização e melhoria contínua dos serviços públicos oferecidos à comunidade.

 

placaA23.05.2024

placaB23.05.2024

placaC23.05.2024

placaD23.05.2024

placaE23.05.2024