Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Sessão Plenária: tribunal registra processos. Na pauta administrativa destaque é o Projeto TCE Cidadão

 

Na sessão plenária desta terça 30 de abril, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) analisou a legalidade de 24 atos sujeitos a registro, dentre admissões de pessoal, aposentadorias e pensões, além de uma denúncia.

Daquele total, nove processos foram extintos sem julgamento de mérito, e 14 foram registrados por atenderem os requisitos legais e regimentais. A única denúncia foi arquivada, por perda de objeto.   

 

Pauta administrativa:

O conselheiro Cipriano Sabino, presidente em exercício, fez referência à manifestação enviada ao TCE com o reconhecimento por parte do Ministério Público do Estado, na pessoa do procurador geral Gilberto Valente, do Projeto TCE Cidadão. Para o chefe do MPE o projeto é um instrumento valioso para consolidar a democracia e o controle social.

As acadêmicas do 7º semestre do curso de direito da Faculdade Integrada Brasil (Fibra) Caroline da Silva Martins e Ana Paula Carvalho assistiram à sessão plenária. Após o encerramento dos julgamentos elas receberam as boas vindas do presidente em exercício, dos conselheiros e conselheiros substitutos.

Ainda durante a pauta administrativa o presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-PA (AUDICON-TCE-PA), Elcias Silva, em seu pronunciamento, fez alusão ao Dia do Auditor de Controle Externo, comemorado no dia 27 de abril, em razão de ter sido a data em que o paraense Serzedello Correa defendeu junto ao presidente Floriano Peixoto a atuação dos profissionais que fiscalizam a aplicação dos recursos públicos.

Os conselheiros parabenizaram os auditores, como também manifestaram a satisfação em relação à entrevista veiculada durante a noite de segunda-feira, 29, no programa Argumento na RBA, afiliada à Rede Bandeirantes, canal 13 em Belém, quando o conselheiro Cipriano Sabino abordou temas como a Lei Kandir, julgamento de processos, tecnologia da informação, integração entre órgãos para fiscalizar obras, concurso público e outros temas e questões administrativas.